Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Sex Pistols - Parte 2

John Simon Ritchie-Beverly, ou Sid Vicious foi um músico inglês, conhecido como um ícone da cultura punk e baixista da banda Sex Pistols. Sid antes de entrar para o Sex Pistols, era baterista do Siouxsie & The Banshees. Também foi vocalista da banda The Flowers Of Romance.
Em Londres, John Simon (Sid) conheceu Johnny Rotten, John Wardle e John Gray, formando "o bando de Johns". Nessa época, ele se tornou bem amigo de Johnny e eles já eram considerados estranhos, ele já pintava os cabelos e os dois achavam a educação algo completamente inútil. Abandonando a escola, John já conhecido como Sid e o amigo passaram por diversos prédios abandonados, e acabaram se estabelecendo no apartamento de Linda Ashby. Nessa época, Sid vivia sem emprego fixo e as idéias anarquistas começavam a se formar. A vida era difícil e, em outro canto da cidade, Malcom McLaren teve a brilhante idéia de criar uma banda (Sex Pistols)para divulgar sua loja, a Sex, onde vendia roupas roqueiras e acessórios considerados estranhos.
Um dia, Sid e John chamaram a atenção de McLaren na Sex pelo seu cabelo verde e estilo estranho. O Sex Pistols precisava de um vocalista e Malcon convenceu Jonhny a tentar preencher o cargo. Os Sex Pistols cresceram mas havia constantes brigas entre Johnny Rotten e o baixista Glen Matlock. Sem Matlock, Malcom foi atrás de Vicious para assumir o baixista. Sid não sabia tocar mas compensava em seu estilo e aparência. Em março de 1977, Sid entra para os Pistols e recusa a ajuda de Matlock para aprender a tocar baixo.
Em novembro de 1977, Sid conheceu Nancy Spungen, por quem se apaixonou. Nancy era uma drogada que tentava a vida como prostituta em Nova York e acabou com fama de groupie, por correr atrás de vários astros do rock. Ninguém gostava dela, então ela arriscou a sorte na Inglaterra e foi parar no apartamento da amiga Linda, o mesmo de Sid e Johnny, bem na epóca que Sid entrou nos Sex Pistols.Mesmo que não tivesse nenhum senso sobre como tocar, Sid era uma imagem publicitária enorme para os Pistols.
Nancy já era viciada em heroína. Começaram a namorar, e Sid pediu a Nancy que lhe desse heroína, afirmando que já sabia usar. Passou o dia inteiro a vomitar.Sid se uniu a ela e aos seus amigos e se viciaram juntos em heroína, ele já tinha a filosofia de vida de viver intensamente e morrer jovem.Os amigos de Sid tentaram afastá-la dele, e abrir seus olhos. Com os problemas causados pelas letras polêmicas e infligência as regras impostas pela rainha da Inglaterra eles foram proibidos de tocar em território inglês então fizeram um show em um barco, sob as águas da Inglaterra eles foram parar na cadeia. Eles começaram a ser obrigados a tocar escondidos. Para a felicidade de McLaren, os Sex Pistols deixavam notícias por onde passavam. Porém, além de alguns problemas envolvendo Sid e Nancy, as brigas entre os integrantes fez com que a banda finalmente acabasse, em 1978 após a turnê americana.
Após o termino da banda, Sid foi morar com Nancy em Nova York, no hotel Chelsea. Chegou um momento em que Sid estava convencido de que ele era a alma da banda e que poderia muito bem seguir em carreira solo. Até fez uma versão da música My Way, mas não foi muito longe. A carreira solo de Sid fracassou completamente e todo o dinheiro que conseguia era destinado ao vício em heroína. Vicious e a namorada brigavam muito e em 13 de outubro ou 12 de dezembro, ele encontrou a namorada morta no banheiro do quarto nº100, onde moravam com uma facada no abdome. Uma das histórias, diz que Sid estava drogado e a matou. Outra envolve dinheiro desaparecido durante o assassinato e conta que Nancy foi assassinada por um traficante. A terceira versão da história diz que Nancy, drogada, se matou. Ela não esperava nada da vida e eles tinham um pacto de suicídio.Sid foi preso acusado de assassinar a mulher e, arrasado, tentou se matar várias vezes na cadeia e, enquanto esteve lá, Sid escreveu poesias e músicas para Nancy.Juntando 30 mil dólares, a gravadora pagou a fiança e Sid foi libertado. Dizem que ele era um bom compositor e que as letras escritas na prisão nunca foram gravadas. Após ser liberado, Sid começa a namorar Michelle Robinson e, mesmo estando com ela, ele se envolve com a namorada do irmão de Patti Smith, Todd Smith. A história acaba em briga e Sid agride Todd com uma garrafa de cerveja em seu rosto. Sid retorna a cadeia e mais uma vez sob fiança, sai de lá após 55 dias com liberdade condicional.Todos acreditavam na desintoxicação de Sid mas, após a festa em homenagem a sua libertação na casa de sua mãe, ele se trancou no banheiro e injetou uma dose a mais de heroína. Depois foi achado morto, deitado de costas na cama do apartamento de Michelle Robinson, na manhã de 2 de fevereiro de 1979, aos 21 anos, de overdose de heroína. Acredita-se que Sid havia roubado a droga da própria mãe.Após a morte, sua máe encontrou na sua jaqueta uma carta suicida que dizia: "Nós tinhamos um pacto de morte, e eu tenho que manter minha parte no trato. Por favor, me enterre próximo a minha querida com minha jaqueta de couro, jeans e botas de motoqueiro. Adeus''. O seu romance com Nancy tornou-se a versão de Romeu e Julieta no mundo punk.
Sid and Nancy – Love Kills é um filme que fala sobre a históris dos dois. Já assisti muitas vezes x)        
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário